Bem vindas Escritoras!

Nosso maior trunfo são nossos pensamentos e emoções. Muitas pessoas conseguem externalizar isso através da escrita. Mas poucas sente-se seguras para publicar! Pensando nesse último grupo foi criado esse blog "ESCRITORAS NO ANONIMATO". Aqui, junto de mim, poderão deixar sua marca, suas emoções, seus sentimentos através da escrita. Sinta-se à vontade para contribuir com esse espaço, tendo a certeza que aqui é seu lugar!!

Escreva para escritorasnoanonimato@gmail.com


Moni Lemes


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tristeza normal ou Depressão?

Saber a diferença entre tristeza normal e depressão é muito importante. O conhecimento sobre o assunto pode ajudar várias pessoas que hoje sofrem com essa doença considerada o mal do século. A depressão tornou-se um caso de saúde pública, os principais sintomas não desaparecem de um dia para o outro e se não for tratado devidamente à situação fica insuportável. Os sintomas existentes na depressão são: tristeza, ansiedade, irritabilidade, medo, insegurança, indecisão, falta de prazer, fadiga, cansaço, concentração e atenção reduzida, auto-estima e autoconfiança reduzida, idéias de culpa e inutilidade, visão desolada e pessimista do futuro, desejo de não estar vivo, de querer morrer ou de se matar, sono perturbado, apetite alterado para mais ou menos, queda do desejo e desempenho sexual, queixas físicas variadas: dores de cabeça, diarréia e falta de ar. Alguns fatores podem desencadear a depressão, como: morte de um ente querido, a demissão no emprego, violência, separação, variação dos hormônios sexuais. Vários são os fatores de risco são eles: fatores biológicos (desde diferenças na estrutura e funções cerebrais, até transmissão genética e função reprodutora); história familiar de depressão; vivências negativas na infância e adolescência principalmente; hormônios femininos: estrogênio e progesterona, flutuações normais podem causar depressão nas mulheres vulneráveis. Já na tristeza existe um motivo que justifica os sintomas e com o passar dos dias a pessoa começa a melhorar. Você pode observar que a depressão é muito complexa e deve ser levada a sério por isso se você se identificou com os sintomas da depressão procure ajuda especializada.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Viaje tranqüilo conhecendo seus direitos e deveres

Dicas de viagem com Maria Cristina Maciel - Gerente Financeira em agência de Turismo

Costumo dizer que nas viagens aéreas nacionais sempre se pode achar alguma solução aceitável para a maioria dos problemas, ou, no máximo, sofrer alguma frustração e depois seguir viagem. Já para viagens internacionais é indispensável procurar meios de tomar conhecimento dos seus direitos e principalmente dos seus deveres, isso porque no exterior não existe “o jeitinho brasileiro”, você pode estar num país cuja língua não domina, dificultando muito qualquer possibilidade de negociação e, qualquer alteração no seu programa inicial pode trazer um grande prejuízo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) criou um manual on-line que é excelente fonte para adquirir conhecimento ou tirar dúvidas  
http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_guia_do_passageiro.pdf.

Por exemplo, você sabia que:

- ao adquiri uma passagem aérea você se torna parte de um contrato de transporte, esse contrato deve ser disponibilizado pela empresa no momento em que solicitado pelo passageiro, a maioria das empresas mantém esse contrato em seu site e, é nesse contrato que devem estar expressas todas as condições de prestação desse serviço;

- as passagens aéreas são pessoais e intransferíveis, ou seja, após compradas em seu nome não poderão ser transferidas para outro passageiro;

- após adquirir uma passagem aérea qualquer alteração que você precise, dia ou horário da viagem, por exemplo, só será possível se houver disponibilidade de vôo nesse novo período e poderá ter custos adicionais como taxa de reemissão e diferença de tarifa;

- caso a alteração seja feita pela empresa aérea esta deverá informar a todos os passageiros, mas lembre-se de sempre consultar seu agente de viagem ou a empresa aérea alguns dias antes de sua viagem, pois a informação da alteração pode não alcançá-lo a tempo de evitar prejuízos, melhor se prevenir;

- caso você não possa viajar no dia e horário combinado, e não tenha previsão de quando e para onde será sua próxima viagem, poderá pedir reembolso do valor da passagem mediante retenção de percentual do valor pago, ou remarcá-la mediante pagamento adicional. A passagem adquirida tem validade de um ano, o prazo para reembolso é de trinta dias a partir do pedido e todas essas situações devem estar previstas no seu contrato de transporte.

Nosso próximo encontro virtual tratará das condições para o transporte das suas bagagens.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Comprovado! Para ativar a memória faça palavras cruzadas


 
Segundo neurologistas não só a falta de exercícios físicos pode prejudicar a saúde, mas a ausência de treino no cérebro também dificulta a memória. As palavras cruzadas fortalecem nossa memória, melhoram a atenção e favorecem o resgate de dados de longa duração.
De acordo com professor de neurofisiologia Avelino Leonardo da Silva, da Universidade Estadual Paulista, ao tentar se lembrar de uma palavra que preencha o número de quadrinhos, a pessoa estará exercitando sua memória facilitando seu processo.
Por isso, quando for à banca de revistas não esqueça de comprar as palavras cruzadas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

L I M I T E - O NÃO DITO POR AMOR!

Seria muito fácil se existisse um manual que acompanhasse nossos filhos desde o nascimento até a vida adulta. Os pais poderiam sanar as dúvidas e ainda, satisfazer suas curiosidades sobre as diversas fases, muitas vezes pulando capítulos. Criar um filho não é brincadeira, é um desafio cujas bases são culturais. Os pais precisam admitir que são humanos passíveis de recursos emocionais limitados, mas podem e devem dar limites aos seus filhos para que no futuro esses possam ser adultos seguros, decididos, capazes de persistir e lidar bem com as perdas e frustrações. A grande meta está em estabelecer um estilo de convivência que permita explicar os fatos com carinho, colocando limites sem violência. Aprender a focar os problemas sem agredir a personalidade do filho e a reprimir as ações, os comportamentos indesejados e não as emoções.       Sabemos que os filhos têm todo o direito de expressar a irritação, o medo e raiva, mas nem por isso podem bater, atirar ou quebrar objetos quando estão furiosos. É difícil dar limites aos filhos, mas é preciso. Não pode haver dúvidas quanto a isso.
            Amar os filhos não é deixá-los fazerem tudo o que querem. Muitas vezes, por amor, os pais precisam dizer um não firme e seguro aos filhos, o que é muito mais complicado e trabalhoso do que dizer um sim. Entretanto, quando os pais o fazem com segurança, os filhos aceitam, se sente seguros e não questionam, pois sentem que os pais não mudam de opinião mesmo que eles chorem ou fiquem tristes.
            Dar limites é uma demonstração de amor, de preocupação e com certeza os filhos possuem condições de sentir que é para o seu próprio bem.
            Alguns pais se sentem culpados quando impõem limites aos filhos, muitos tiveram uma infância muito difícil, excessivamente reprimida e conseqüentemente não querem que o filho tenha as mesmas privações. Mas o que eles não percebem é que se não souberem dar limites ao filho com certeza sofrerá muito ao longo da vida. É exatamente isso que acontece quando os pais permitem tudo, essa criança como nunca ouviu um não, passa a acreditar que o mundo gira em torno dela, não se importando com nada e nem com ninguém. Mas a vida mostra que para uma pessoa viver em sociedade deve seguir regras com valores pré-estabelecidos na infância. Os limites são ensinados aos filhos nas situações mais simples, por exemplo, ter horário para dormir, ter horário para brincar, etc. As crianças percebem que existem regras que devem ser seguidas e com o passar dos anos isto vai sendo internalizado. Os pais ou responsáveis são os modelos para os filhos, por isso é tão importante ter a consciência do papel que devemos exercer na vida deles. Alguns pais não conseguem dar limites por pena dos filhos, mas acreditem, tudo isso é muito importante para a formação da personalidade e caráter de cada indivíduo. Decepções e frustrações fazem parte do aprendizado diário de cada indivíduo. Cabe aos pais mostrar o quanto os filhos podem tirar proveito de situações como estas. Pais que cedem sempre vêem o filho no presente, ao passo que aqueles que sabem dar sem mimar vêem o filho no tempo e no futuro. Eles lhe oferecem perspectivas, lhe mostram o valor do desejo e da espera, para melhor saborear o que é obtido.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Empreendedores Natos

Apesar de já ter lido na internet que não é possível traçar o perfil de um empreendedor, pois não teríamos como definir características abstratas como visão, coragem e persistência. Sou obrigada a discordar completamente dessa afirmação. Existem pessoas que conquistam seus espaços através de muita devoção e respeito pelas pessoas.  Algumas, além dessas características, possuem um dom natural. Um dom em transformar idéias em arte, beleza e sonhos. O fundamental é que esses empreendedores acreditam na importância de fazer bem suas atividades e tem a verdadeira consciência do seu trabalho.

Uma dessas pessoas é ANGELA MIORELLI, proprietária da Bannerbag. Preocupada com o meio ambiente e o futuro do nosso planeta, iniciou um trabalho voltado à reciclagem. Buscou em gráficas sua solução, utilizou banners que foram rejeitados pelo controle de qualidade e dessa forma transformou em sacolas. Uma verdadeira obra de arte! A resposta veio imediata, nesse mês recebeu o Prêmio Responsabilidade Social através de aulas ministradas na ACADEF de Canoas/RS.

http://www.sacolasdebanner.blogspot.com



quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O melhor comercial sobre cinto de segurança

PEDOLIFIA, UM CRIME CONTRA NOSSOS MAIORES TESOUROS: OS FILHOS!

Até pouco tempo histórias de Pedofilia atravessavam fronteiras para chegarem até nosso conhecimento. Parecia coisa de filme que só tínhamos acesso quando prestávamos atenção nas notícias vindas de outros países. Sentíamos-nos protegidos por estarmos sabendo de algumas situações que aconteciam somente com nossos vizinhos.
Graças ao exaustivo trabalho desenvolvido pelos meios de comunicação do país, a população estarrecida tomou conhecimento de que em “nossa casa” também sofremos com esse mal: a Pedofilia.
Mas o que é Pedofilia?
Pedofilia é um distúrbio de conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente desejo compulsivo por crianças ou pré-adolescentes. Alguns pedófilos são atraídos apenas por meninas, outros por meninos e ainda existem os que se interessam pelos dois sexos. A Pedofilia é raramente identificada em mulheres.
Esse distúrbio ocorre, na maioria dos casos, em homens de personalidade tímida, que se sentem impotentes e incapazes de obter satisfação sexual com mulheres adultas. O pedófilo se sente seguro na ação sexual e no controle da situação diante da criança.
Muitos casos são de homens casados, insatisfeitos sexualmente. Geralmente, são portadores de distúrbios emocionais que dificultam um relacionamento sexual saudável com suas esposas.  Mas, isto não é uma regra geral, haja vista as recentes descobertas de casos de Pedofilia envolvendo homens solteiros, inclusive padres.
O que se percebe é que esses pedófilos exercem um tipo de atividade que propicia o contato com menores. Na verdade, são vistos pela sociedade como homens de bem, aqueles acima de qualquer suspeita. A eles, inclusive, são dados o título de benfeitores. Mas, utilizam seu poder e confiança para satisfazer seus impulsos mais cruéis.
Pesquisas demonstram que a maioria absoluta das crianças molestadas sexualmente sofrem de dificuldades sexuais ou emocionais na vida adulta.
 Na maioria dos casos a criança submetida a estes atos fica calada, pois teme a represália do adulto. É possível identificar vários tipos de influência nos menores. O efeito é negativo tanto para os que apenas têm contato com o material, quanto para os que são objeto de abuso. No segundo caso é que a situação se agrava, as prováveis conseqüências imediatas são a angústia - principal geradora dos outros aspectos que podem ser diagnosticados - o aumento da agressividade, comportamento dispersivo, alterações no sono, maior número de pesadelos, entre outros. Perceber esses sintomas é um trabalho difícil, pois, motivadas pela culpa ou pelo medo devido a possíveis ameaças sofridas a partir do agressor, a criança não se manifesta.
Em geral, a descoberta é feita por outro indivíduo adulto, que fica sem saber como lidar com a situação. Se você, adulto, se enquadra na posição do “descobridor”, por favor, denuncie ou se, por qualquer motivo não conseguir, procure a ajuda de um profissional para orientação. Assim, você estará ajudando a criança e ao portador do distúrbio de conduta. É importante salientar que a Pedofilia ultrapassa as barreiras sociais, econômicas e culturais. Dizer que esse mal atinge somente a classe X ou Y seria utopia. A informação é a chave para dúvidas e esclarecimentos. Diga NÃO a pedofilia!!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A arte da convivência humana

Estaria mentindo se dissesse que conviver com as pessoas é uma tarefa fácil. Mas isso se torna um grande aprendizado! Acho que a grande questão é aceitar as diferenças e isso sim, para quem consegue, é uma arte. Para que seja possível seria necessário exercitar a empatia. Esse é o grande desafio! Sabemos que não são todas as pessoas que conseguem. Muitos nem sabem o que significa. Que tal conhecer melhor essa palavra e colocar em prática seu significado?

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

MARIA FUMAÇA NA SERRA GAÚCHA

O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração na Serra Gaúcha, na Região Uva e Vinho. Os turistas são recepcionados na estação de Bento Gonçalves com uma deliciosa degustação de vinho. Ao soar o sino, todos embarcam nesta viagem repleta de alegria e que traduz o jeito de ser dos imigrantes italianos. São 23 quilômetros de agradável percurso com duração média de 2 horas. Durante o passeio, a festa é conduzida por atrações típicas italianas e gaúchas.
A recepção em Garibaldi acontece ao som de música gaúcha e italiana, enquanto todos degustam filtrado doce e suco de uva. Novo embarque, com destino ao final do passeio.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

VAMOS AJUDAR!!!!!!

A pior seca dos últimos 60 anos na África Oriental já deixou mais de 10 milhões de pessoas passando fome. Com a morte de rebanhos e a alta nos preços dos grãos, elas não têm os meios para comprar alimentos.
“A crise ainda não atingiu seu auge e a situação deverá se agravar nos próximos meses,” explicou Evelyn Samba, Coordenadora de Programas na ActionAid Quênia. “A comunidade internacional precisa se comprometer com um forte programa de ajuda humanitária para evitar que se instaure a fome generalizada.”
Até o final de outubro, ainda mais pessoas no Quênia, Etiópia, Somália, Uganda e Djibouti ficarão dependentes do apoio de organizações como a ActionAid para terem água, comida e renda. Mesmo que chova em outubro, como é esperado, elas permanecerão vulneráveis até o período de uma nova colheita, em 2012.
Só este ano, a ActionAid já ajudou mais de 220 mil pessoas nas comunidades mais vulneráveis do Quênia e da Somália. Um programa de alimentação nas escolas do Quênia foi criado para atender às necessidades nutricionais das crianças e evitar que elas saiam da escola.
No início do mês, fizemos um apelo internacional por mais £ 1.5 milhão para ampliarmos urgentemente o alcance do nosso trabalho na região.
“A comunidade internacional respondeu a um desastre de progressão lenta com uma resposta igualmente lenta. Agora que a crise chegou aos extremos, outros países precisam estender a mão e ajudar as pessoas mais vulneráveis da África Oriental,” disse Samba.
Para financiar projetos na África Oriental, a ActionAid também conta com doações de pequenas quantias por parte de pessoas físicas. No Brasil, a captação de recursos para esse fim já começou: quem quiser contribuir pode ligar para 0300 789 8525 ou enviar um email para atendimento@actionaid.org.br

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sabedoria da paciência em situações de estresse

A sabedoria da paciência é algo difícil de ser construída. Na verdade não sei como isso é possível. Penso que as experiências estressantes contribuem muito para que possamos desenvolver esse equilibro e conseqüentemente, o aprendizado necessário para lidar com essas situações. Muitas vezes o estresse vem de pessoas conturbadas que confundem amor e atenção com obrigação. Pessoas próximas podem trazer momentos de grande desequilibro no ambiente familiar e desencadear uma série de sintomas físicos nas outras pessoas. Se você está passando por essa situação que tal parar para pensar em como conviver com isso sem causar maiores danos? 

terça-feira, 19 de julho de 2011

1.000 visualizações!

Tive uma grande surpresa ao constatar que até o momento esse blog obteve 1.000 visualizações. Foram mais de 900 acessos no Brasil, 18 nos Estados Unidos, 10 na Alemanha e 4 em Portugal.

Para muitos leitores pode ser simplesmente "um entrar no blog" por curiosidade, para outros... uma foma de passatempo e ainda existem aqueles que literalmente gostam de ler as histórias aqui narradas. Mas para quem escreve é uma satisfação imensa saber que podemos alcançar várias pessoas ao mesmo tempo. Deixamos de lado a folha A4 e passamos a transpor barreiras de quilômetros de distância. Sempre acreditei que a internet bem utilizada poderia ser uma ferramenta de grande ajuda. A cada dia confirmo essa afirmação!
Obrigada!!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bullyng: a intimidação e perversidade na escola

Para mim uma das melhores definições sobre bullying é “assassinato psíquico”. Muito mais comum do que imaginamos e muito mais próximo do que percebemos, trata--se de um conjunto de comportamentos abusivos, repetitivos e intencionais, que desequilibram o poder entre as partes, neste caso, bullying escolar. O poder de uma criança sobre de uma outra.
Acredito que muitas pessoas ainda justifiquem situações de bullying como brincadeira de criança, comum para idade. De acordo com o Psiquiatra Julio Licinio, em seu livro a Biologia da Depressão, um estudo sobre a intimidação na escola e a vitimização, os encrenqueiros são descritos invariavelmente como agressivos e dominantes. Eles externalizam esses comportamentos através do abuso de substâncias e se utilizam de seu comportamento agressivo para mascarar a ansiedade e a insegurança.
Os agressivos escolhem uma vitima que pareça vulnerável, desferem golpes de humilhação, constrangimento, difamação, exclusão e intimidação de forma direta ou indireta. Podem ser usados apelidos pejorativos, comentários maldosos, gozações, calúnias relacionadas a sexualidade, insinuações, assédios, ameaças, furtos de pertences, empurrões, chutes, socos, pontapés, ataques virtuais, entre outros. As vitimas, por sua vez, caracterizam-se principalmente, por serem introvertidas, passivas e submissas; com baixa auto-estima, sensíveis e tendem a se culpar por suas incapacidades.
Os meninos estão mais envolvidos com o bullying escolar, com uma freqüência muito maior do que as meninas, tanto como autores quanto como alvos. Entretanto as meninas são especialistas numa das formas de bullying consideradas mais cruel, a exclusão social. Elas infernizam a vida das colegas, ficando de mal ou fingindo que não as conhecem. O plano de exclusão toma forma na hora do lanche ou do lazer e o foco visa ridicularizar, isolar, e ainda, inventar, ameaçar e contar segredos de uma colega para outras.
Muitas crianças, vítimas de bullying, desenvolvem medo, pânico, depressão, distúrbios psicossomáticos e geralmente evitam retornar à escola. A fobia escolar geralmente tem como causa algum tipo de violência. Algumas dessas crianças que sofrem bullying, dependendo das características de suas personalidades e da relação com o meio onde vivem, em especial entre suas famílias, poderão não superar totalmente os traumas sofridos na escola. Elas poderão crescer com sentimentos negativos e com baixa auto-estima, apresentando sérios problemas de relacionamento no futuro. Poderão, ainda, assumir um comportamento agressivo, vindo a praticar o bullying no ambiente sócio-ocupacional adulto e em casos extremos, poderão tentar suicídio.
O conceito de bullying pode também ser aplicado na relação entre pais e filhos e entre professores e alunos, como exemplo: adultos que ironizam, ofendem e expõem as dificuldades da criança perante o grupo, ou excluem, fazem chantagens, colocam apelidos preconceituosos e têm a intenção de mostrar sua superioridade e poder, usando deste comportamento frequentemente.
No Brasil os estudos sobre bullying são muito recentes, iniciaram em 2000, essa talvez seja a razão pela qual muitas pessoas, desconhecem o problema, bem como a gravidade e abrangência do assunto. De acordo com a Revista Mente e Cérebro, pesquisas recentes demonstraram que 45% dos estudantes brasileiros estão envolvidos diretamente no fenômeno. Por isso, não podemos e não devemos ser omissos. Não vamos deixar que nossos filhos abandonem sentimentos de generosidade, empatia, tolerância e compaixão.
Precisamos debater muito este tema e é pensando nisso que indico para vocês o filme: “BANG BANG, VOCÊ MORREU” de Guy Ferland (2006), baseado na peça teatral estreada em 1999, que até hoje é muito encenada pelos jovens, fazendo muito sucesso nos EUA. Ele retrata a visão da vitima que passa por situações de bullying escolar.
E por último, sugiro o livro “PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN” (2007), dentre tantos assuntos abordados, convido vocês a entrar no mundo do desconhecido. O que leva um jovem de 16 anos a matar colegas, uma professora e um funcionário, sem nunca ter sofrido bullying escolar. Ao contrário das estatísticas, viveu sim o abuso de poder como sua marca principal, ou seja, cometeu bullying de diversas formas.
Tenho certeza que com essas duas indicações você conseguirá perceber o quanto o perigo muitas vezes está próximo e passa por nós despercebidos!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cão também envelhece

Cães, como nós, envelhecem. E estão sujeitos a doenças, dores e alterações comportamentais. Dar atenção às mudanças da idade permite suprir novas necessidades e, com isso, proporcionar a eles melhores condições de vida.
Semelhanças com os humanos
O processo de envelhecimento canino é bastante semelhante ao nosso. Vários inconvenientes e doenças são iguais. Os cães também podem sofrer de artrite, mal de Alzheimer e depressão. Problemas como esses e outros, decorrentes da idade, são diagnosticáveis desde o início pela observação das mudanças comportamentais e pela realização de check up veterinários.
Alterações no metabolismo
Com o envelhecimento, normalmente, o organismo produz menos calor e gasta menos energia. O cão fica propenso a sentir mais frio e a engordar com mais facilidade, mesmo que continue comendo sempre a mesma quantidade de ração. Por sentir frio, passa mais tempo encolhido e treme freqüentemente.
Dores nas articulações
O desgaste e a inflamação das articulações também são comuns nos cães idosos. Na maioria dos cães, existe tratamento para amenizar o desconforto e estimular o crescimento da cartilagem desgastada. Animais com esses problemas preferem não andar muito porque as caminhadas lhes causam dor. Outro sintoma comum é a dificuldade que o cão tem para se levantar após fazer atividade física. De certa maneira, não praticar exercícios pesados ajuda a evitar que o problema piore. Mas alguns cães ficam tão excitados com bolinhas e outros estímulos que podem não respeitar as limitações corporais. É preciso conter a excitação evitando corridas e saltos, para o cão não se machucar facilmente. Fique atento se ele tiver tomado analgésico. Ao sentir-se aliviado da dor, poderá exagerar nos exercícios e piorar a situação.
Oferecer uma cama macia colabora para diminuir a pressão sobre as articulações, que é uma causa das dores provocadas por má circulação. Nesse caso, colocar um colchão na casinha do cão é uma boa alternativa. Para evitar as dores articulares, que se manifestam mais quando o cão se levanta, a tendência é ele passar mais tempo parado. Se antes do problema o cão se levantava e ia para outro lugar quando molestado por crianças, por exemplo, poderá passar a rosnar para afastar quem o incomoda. Por isso, convém oferecer aos cães que se encontram nessa situação locais resguardados de perturbações.
Mudanças nos sentidos
Visão, olfato e audição também podem ficar prejudicados com a idade. É comum o atropelamento de cães mais velhos, por não perceberem a aproximação do carro.
O cão de guarda idoso pode levar mais tempo para reconhecer pessoas amigas, inclusive os proprietários. Por isso, ajude-o a identificar você. Ao entrar na área onde ele fica, fale com ele e evite estar trajado de modo muito diferente do usual, como com chapéu e sobretudo se não for esse o seu costume.
Envelhecimento cerebral
O cérebro também sofre alterações com a idade e passa a ser cada vez menos flexível a novas rotinas e aprendizados. Mudar de casa, de ambiente ou de proprietário pode deixar o cão ansioso ou desorientado. Mesmo estando num lugar que conheça bem, o cão está sujeito a desorientar e a cair de uma sacada ou na piscina, por exemplo.
São males típicos do envelhecimento os distúrbios de caráter depressivo, compulsivo, bipolar (quando ocorre alternância entre depressão e mania), e o mal de Alzheimer, entre outros. Alguns sintomas decorrentes de tais males são o choro contínuo sem razão, distúrbios de sono, comportamentos repetitivos sem função alguma, como ficar lambendo a pata e ficar tentando por horas passar por espaços menores que o corpo. Para a maioria desses distúrbios, existem tratamentos feitos com remédios homeopáticos, alopáticos e fitoterápicos (de plantas). É interessante notar que a maioria dos remédios utilizados são os mesmos adotados para pessoas. Advertência: não dê medicamento sem aval do seu veterinário.
 Revista Cães & Cia, n. 314

Isso tudo parece muito complicado, mas pode apostar que viver o ciclo da infância até a velhice de um pet pode ser uma experiência muito gratificante. Estou tendo essa oportunidade e confesso que pensar em uma despedida me deixa muito triste, mas por outro lado tenho muita sorte de conviver com a Nana, uma cocker de 15 anos que possui vários dos sintomas acima. O que estamos fazendo por ela é retribuir todo amor e carinho que ela dedicou todos esses anos!




quarta-feira, 6 de julho de 2011

Curiosidade sobre IMAX

Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes. Uma tela padrão IMAX tem 22 metros (72 pés) de largura e 16,1 metros (52,8 pés) de altura, mas podem ser maiores. Em 2008, IMAX é o sistema mais largamente usado para formatos-grandes e apresentações especiais de filmes. Em Março de 2007, havia 280 cinemas IMAX em 39 países (60% deles localizados no Canada e Estados Unidos). Metade desses são cinemas comerciais e metade são educacionais.
Variações do formato tradicional IMAX incluem IMAX Dome (usando uma platéia inclinada), IMAX 3D e IMAX Digital. A mais larga tela de IMAX Dome no mundo são os Big Cinemas IMAX em Mumbai, India com uma área de tela de 1.180 m2 (12.700 pés quadrados). A mais larga tela retangular de IMAX no mundo está localizada no IMAX Theatre Sydney em Sydney, Austrália, de tamanho 1.051 m2 (11.315 pés quadrados) e também equipada para mostrar filmes.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amor animal

Será que o afago de um bicho de estimação, um abanar de rabo do cachorro ou um miado do gato podem substituir o afeto oriundo do relacionamento com um ser humano? O animal não discute, pode ser punido sem maiores problemas e provavelmente não vai trocar de dono. Controlá-lo é muito mais fácil e confortável. Mas isso basta?
O artigo proposto foi pautado em pesquisa realizada em diversos países pela Ipsos/Reuters, que aponta que um em cada cinco cidadãos do mundo prefere passar o Dia dos Namorados (comemorado em 12 de junho no Brasil e 14 de fevereiro em outros países) com o animal de estimação em vez do parceiro. A Ipsos é referência mundial em pesquisa de mercado e interpretação de dados. Criada em 1975 na França, presente no Brasil desde 1997, consolidou-se como uma das maiores empresas de pesquisa do mundo.
A pesquisa, realizada globalmente, aponta que um em cada cinco adultos (21%) em 23 países (que representam 75% do PIB mundial), se pudesse optar, passaria o dia com sua mascote, e não com seus companheiros. Mas 79% discordam e preferem passar o dia com seus parceiros ao animal de estimação. No Brasil, o número chega a 18%, ficando atrás da Argentina e da Espanha, por exemplo.




fonte: Revista Psique edição 66

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Aniversários

Não existe nada igual como festas de aniversários. Existem pessoas que não querem comemorar essa data. Normalmente pessoas que passaram dos 40 anos . Os motivos são variados: "parei de contar minha idade"; "não tenho dinheiro"; "isso é coisa de criança"; "já passou meu tempo". Pois saibam que nunca deveríamos deixar de festejar nosso aniversário. Cada dia... cada ano...cada minuto faz parte de um aprendizado. Poder envelhecer não é para todos. Saber envelhecer são para poucos! O corpo vai mudando, mas a alma continua jovem! Claro que isso serve para as pessoas que acreditam que podem fazer várias coisas antes de partir. Viver intensamente é uma formula importante. Por esse motivo comemorar o aniversário tem um significado maior do que simplesmente apagar a velinha.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Labradora

Minha labradora TOYA é uma cachorra que foi adotada com dez meses, foi um presente para minha sobrinha e como cresceu demais, seu espaço físico ficou limitado. Viu como morar em apartamento tem seus problemas?
Lembro como se fosse hoje, minha irmã trouxe a canina para minha casa juntamente com meus sobrinhos. Estavam apreensivos com a reação dela, será que sentiria falta deles? É verdade que ela ficou olhando eles saírem do pátio em direção ao carro, é verdade também que ela latiu duas vezes, mas posso garantir que ela enlouqueceu  de felicidade pelo seu novo espaço. Correu a noite toda em círculos, talvez não acreditasse que aquele lugar seria seu dali por diante. Tenho milhões de histórias para contar da Toya. Costumo dizer que ela  é uma sobrevivente, uma  pet  brasileira que não desiste nunca, um ser capaz de trazer alegria e esperança para  nós quando tudo parece  perdido. Tem uma energia forte de vida! Nem sei explicar o quanto essa cachorra é importante para mim. Mas posso garantir que tudo mudou depois que comecei a conviver com ela!

Toya
A sobrevivente

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Encontros e Reencontros !

Bom mesmo é poder encontrar pessoas que nos fazem bem. Melhor ainda é reencontrar pessoas que amamos. Cada hora do dia é contada com muita expectativa, os minutos nos remetem as lembranças de momentos especiais. Aqui em Porto Alegre ou mesmo em Curitiba acontece naturalmente. Estamos chegando por lá....

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fazendo o que gosta!

Não existe nada melhor do que fazer o que se gosta.
Muitas vezes dependemos de vários fatores para viver essa situação.
O importante é refletir sobre o prazer de trabalhar em um local saudável, que tenha um ambiente agradável e atividades prazerosas.
Acha isso impossível ?
Se você disse sim, deve parar e analisar o que falta para que isso aconteça.
Nada vem de graça!!
Às vezes chegamos ao ponto de perder algumas horas de sono para chegar a uma decisão.
Parar para pensar e avaliar os prós e contras são condições necessárias para a grande virada.
Hoje quero parabenizar uma pessoa que conseguiu fazer isso e está tornando sua vida mais viva.
Ela não teve medo de arriscar e está disposta a mudar radicalmente sua vida para poder dizer que é feliz e faz o que gosta.
Parabéns Cris!!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Queridos todos meus,


Às vezes, na vida, a gente pensa que ao entrar em um túnel (seguramente não por vontade própria), talvez não cheguemos a encontrar o seu final.

Mas em verdade vos digo: sim, esse final existe. Ou o do túnel ou o nosso próprio...

E quando me refiro ao “nosso final”, não estou fazendo qualquer menção à morte. Mas à morte de muitas coisas, em nós cristalizadas e que podem nos impedir de seguir nosso curso natural da vida. Talvez um renascimento de nós mesmos, impelindo-nos rumo ao “palácio de cristal”.

Afinal, merecemos esse palácio! Ele está à nossa espera, em “algum lugar do universo”... Cheguei ao final do meu túnel e lá espero encontrar as pessoas que a mim são muito queridas....
Venha me dar um abraço (deste tamanho), neste sábado, dia 28 de maio, no meu “palácio de cristal” (um cantinho no bar da minha amiga Marcela). Aliás, traga-me dois abraços (vou levar comigo para garantir o estoque... rss).

Gigantesco beijo!

Rossana, aquela que está quase "uma boa idéia"....

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A PAIXÃO NAS RELAÇÕES VIRTUAIS

A internet entrou em nossas vidas fazendo uma revolução na rapidez de informações, auxiliando em pesquisas e facilitando as tomadas de decisões. Tudo isso mudou o conceito sobre o apoio da tecnologia em nossas atividades, tal como conectar-nos ao mundo, viajar pelas fronteiras da imaginação e da informação num clicar do mouse.
            Nos anos 90 novos caminhos se multiplicaram e, através deles, as relações virtuais entraram de forma inesperada na vida das pessoas.
            Grande parte da população brasileira ainda desconhece o contato virtual. Alguns por não terem acesso, outros por medo de interagir com a máquina, mas, não se pode negar que as salas de bate-papos ou chats têm influenciado comportamentos.
            Se imaginarmos que indivíduos de diferentes faixas etárias em todo o lugar do mundo utilizam algumas horas do seu dia para trocar idéias, namorar ou simplesmente conhecer outras pessoas, podemos reconhecer que hoje as relações virtuais existem e estão aí para serem discutidas e analisadas.
            O quê estaria por trás da tela do computador? O que se busca? Uma relação virtual pode ser confiável? Será que a alma gêmea encontra-se em alguma sala de bate-papo?
            A paixão virtual faz com que a pessoa concentre suas energias numa fantasia. Na verdade, ocorre um encanto pelo sentimento, pela felicidade, pelo sonho, pelo idealizado, na maioria das vezes, muito mais do que pela pessoa real. Nessa relação, na maior parte do tempo, não se enxerga os defeitos do outro e ainda é comum o próprio internauta se apaixonar por si mesmo, ou melhor, pela capacidade de seduzir e de se envolver.
            O desejo de aceitação é o elemento fundamental nessa paixão. É fácil amar alguém que nos trata bem e nos aceita completamente.
            No virtual não existem pessoas feias. Basta ser simpático para a imaginação transformar o outro no ser mais bonito, agradável e sensual. Essa sensualidade percebe-se nas palavras, pois, quanto maior o poder para usa-las, mais atraente as pessoas se  tornam.
Na relação virtual mostra-se somente o que se quer,  preservando, assim, o ego. Nessas situações é possível repensar as palavras, fazer uso de uma linda poesia ou elaborar textos que realmente impressionam. O tímido pode tornar-se extrovertido, o feio vira galã, o velho passa a ser jovem e o gordinho emagrece em segundos.
Ao contrário das relações reais, no virtual, o contato intelectual precede o emocional e afetivo e só mais tarde, às vezes, acontece o contato físico.
Embasado em tudo isso, acredito que o cuidado é muito importante. Nunca se sabe quem está do outro lado da tela, muito menos a intenção dessa pessoa.
A solidão e a timidez são fatores importantes para que as pessoas procurem esse tipo de relação. O medo cada vez maior de se expor, de confiar nos outros está fazendo com que elas se fechem em conchas, evitando falar de seus problemas, suas incertezas e seus receios. É nesse momento que encontram num desconhecido a salvação para suas angústias.
É de extrema importância salientar que a relação virtual não supera a real. O contato pessoal, o olho no olho, são indispensáveis. Para isso é preciso quebrar o elo cibernético e trazer para a realidade a verdadeira imagem, sem idealizações desproporcionais.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Escritora em um momento difícil - Anne Frank

Anne Frank desabafou em 4 de Abril de 1944: "Quero vir a ser alguém. (...) Quero continuar a viver depois da minha morte. E por isso estou tão grata a Deus que me deu a possibilidade de desenvolver o meu espírito e de poder escrever para exprimir o que em mim vive. Quando escrevo sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta. Mas pergunto-me: escreverei alguma vez coisa de importância? Virei a ser jornalista ou escritora? Espero que sim, espero-o de todo o coração!"
Anne nunca imaginou que seu diário, escrito sem intenções de publicação, seria lido por pessoas de diversos países, a sua vida adaptada ao Ballet, ao Cinema e ao Teatro e ainda que seu esconderijo seria visitado por aproximadamente um milhão de pessoas por ano. 


 Anne Frank

Esquema da casa / esconderijo

 
 Página do Diário de Anne Frank

Da experiência corriqueira: faça diferente!

Há inúmeras atividades que realizamos diariamente e por esta razão tornam-se mecânicas. Devido à correria do dia-a-dia, muitas vezes, não temos escolha para fazermos de modo diferente o comum, ou seja, a nossa vida como ela realmente é. Entretanto, a prioridade de nossas escolhas quem faz somos nós mesmos! Assim, faço o seguinte convite para vocês:
 - O que acham de levarmos o almoço que comeríamos em casa para um parque, mesmo que o dia não esteja ensolarado ou que tenhamos pouco tempo?
- O que acham de darmos um pulinho na zona sul de Porto Alegre durante a semana para vermos de perto o Guaíba?
- O que acham de começar a fazer algo diferente como um esporte em grupo como um meio de descontração e para liberar a tensão?
- O que acham de sair de Porto Alegre bem cedinho no domingo e ir passar o dia no litoral ou na serra gaúcha?
- O que acham de dançar uma música que adoram, neste momento?
Acredito que caímos na rotina por que tendemos a idealizar, partindo sempre do que seria o melhor, por exemplo: se eu tivesse tempo, se eu pudesse ficar mais tempo, se eu não estivesse sozinha, se eu… Enfim as possibilidades são infinitas!
Vivemos no mundo agora e não no amanhã.
Aproveite a sua vida, compartilhe carinho com as pessoas.
Saía da rotina.
Receita certa para mantermos o nosso humor saudável e para recarregarmos as energias.
  
Cassandra Borges Bortolon
    www.acurarte.com.br

sábado, 7 de maio de 2011

Quem tem afilhados como eu tem uma vida muito intensa...

O título para muitos pode ser estranho, mas é uma grande verdade! Quem tem uma Mariana, uma Victória, um Guilherme e um Cristiano pode ter certeza que é diversão garantida. Eles não são crianças, estão na faixa dos 22 a 28 anos. Às vezes penso que eles me olham como igual, ou seja, com o mesmo pique. Pensam que posso fazer tudo como fazia na idades deles. Bom... é verdade que sou companheira para andar num simulador 4D de montanha russa (quase morri), dançar com eles na noite de Curitiba e ficar até às 5 horas da manhã conversando no hall do hotel, programar uma SUPER viagem de mochila, fazer dublagem da Donna Summer só para diverti-los, remar nas corredeiras em Três Coroas/RS, depois se jogar na água e ainda, fazer uma descida engolindo água sem saber nadar... enfim... tantas coisas!!!
Sabe... quando comecei a pensar em tudo que faço  com eles e  ainda vou fazer , me  senti muito feliz em conviver com essas pessoas maravilhosas. Pessoas carinhosas, afetivas, bem-humoradas e principalmente, pessoas do bem. Sabe o que diria para todos que estão lendo esse texto? Aproveitem suas vidas com pessoas que fazem vocês dar boas gargalhadas. Isso sim é uma receita infalível para curar varias sentimentos negativos. Não deixe de aproveitar as boas oportunidades que aparecem todos os dias. Eu, por exemplo, não deixei passar minhas oportunidades e com isso ganhei 4 presentes maravilhosos: Vic, Mari, Gui e Cris.... amo vocês!!!

Beijos dindais        




quinta-feira, 5 de maio de 2011

Mais uma de Laurinha Esmeralda

Laurinha nunca teve problemas para dormir, aliás, era uma atividade muito bem vinda e mais, adorava tirar uma soneca depois do almoço. Corria para chegar primeiro na rede e pegar a maior, com listras amarelas e bolinhas vermelhas. Ficava na varanda de sua casa, era a melhor rede, próxima à janela do quarto da avó Izildinha. Sentia um cheirinho delicioso que saía do quarto. Parecia... huuummmm. Sabe aqueles pães?  Que não podemos esperar o tempo de esfriar e queremos cair de boca? Laura ouvia de longe os berros da mãe que chamava a atenção para não comer o pão quente. Mas que nada, lá estava ela atracada numa enorme fatia, sem importar se faria mal para o estômago ou não. Complementava esse prazer passando a manteiga que tirava do fundo da geladeira, ficava sempre atrás do açucareiro. Isso mesmo, um açucareiro dentro da geladeira protegido das formigas doceiras e mais atrás ficava, muito mal protegida, a manteiga da vovó.   
“Não pode comer a manteiga da vó Lauraaaaaaaaaaaaaaa!!! – gritava a mãe quando percebia o barulho na geladeira. A manteiga era da vó Izildinha. Na verdade não era que a Izildinha fosse alegar a falta da manteiga, mas os olhos de prazer pelo produto eram tão chamativos que ninguém tinha coragem de comer sem sua presença. Mas uma coisa podia dizer, ela era uma mulher muito inteligente e sabia distrair os netos nessa situação. Fazia um suco de morango como ninguém e mudava o foco rapidamente. Do pão para o suco! Era um truque que dava certo e contaminava o ambiente com o aroma doce-azedinho que só essa fruta tem.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A contrução da auto-estima

A construção da auto-estima não se dá do dia para noite é um processo transmitido através das experiências obtidas durante o período de crescimento.
A herança da saúde mental ou da enfermidade mental, transmitida através da micro cultura familiar, não é menos importante e talvez seja muito mais importante, do que a herança transmitida através dos genes.
Sabe-se que a autoconfiança, a auto-estima são desenvolvidos a partir da crença e confiança em outros. Essa crença é construída na infância, através da experiência que tenha a criança com uma figura maternal que sirva como ponto de referência para suas atividades e, ao mesmo tempo, lhe de liberdade suficiente para habilitá-la a vencer as fases do desenvolvimento.
A auto-estima é uma poderosa necessidade humana, ela nos fortalece, nos dá energia e motivação. Ela nos inspira a obter resultados e nos permite sentir prazer e satisfação diante de nossas realizações.
Uma pessoa com a auto-estima elevada procura o estímulo de metas desafiadoras, é mais provável que consiga persistir diante das dificuldades do que outra pessoa com baixa auto-estima.
Podemos definir a auto-estima como a confiança em nossa capacidade para pensar e enfrentar os desafios da vida e também, a confiança em nosso direito de ser feliz, a sensação de sermos merecedores, dignos, qualificados em expressar nossas necessidades e desejos, e desfrutar os resultados de nossos esforços.
Alguns autores acreditam que a auto-estima é a soma integrada de dois aspectos.
Auto – Eficiência: A confiança em nossa capacidade de entender os fatos da realidade que estão dentro da nossa esfera de interesses e necessidades. Seria a confiança em nossa capacidade de pensar, nos processos por meio dos quais refletimos, escolhemos e decidimos.
Auto – Respeito: Significa ter certeza de nossos valores, uma atitude afirmativa diante de nosso direito de viver e ser feliz, a sensação de conforto ao reafirmar de maneira apropriada os nossos pensamentos, as nossas vontades, as nossas necessidades.
Uma pessoa se sentindo inadequada para enfrentar os desafios da vida, se não possui uma autoconfiança básica, confiança em suas próprias idéias, reconheceremos nela uma auto-estima deficiente, sejam quais forem suas outras qualidades.
Não podemos confundir auto-estima com egoísmo. O egoísmo pressupõe uma falsa auto-estima, porque a pessoa que é egoísta tem uma atitude de querer o melhor, e quase sempre no sentido material, somente para si, em detrimento dos outros. Quem possui auto-estima elevada, tem como conseqüência o amor, a estima aos outros também elevada. Ela quer o melhor para si, mas não em detrimento dos outros.

domingo, 1 de maio de 2011

Acurarte

Gostaria de apresentar a vocês um site que está mudando o conceito de conhecimento virtual em saúde.

 www.acurarte.com.br 

 A Acurarte preocupa-se em ampliar o conhecimento e as experiências de profissionais do campo da saúde com o objetivo de qualificar a abordagem e o manejo de conflitos da condição humana.
O nome Acurarte evoca:
  • A Cura + Arte
  • A Arte da Cura
  • Acurarte: tornar-se acurado, trazer acurácia para si
  • Acurácia: melhoria, aperfeiçoamento, precisão
  • Acurar: v.t. Tratar com cuidado; apurar, aperfeiçoar
  • Anagrama de acurar: Curará
A idealizadora desse projeto é a Psicóloga Cassandra Borges Bortolon, Especialista em Psicologia Clínica, atráves do Curso de Psicoterapia Integrativa – Instituto Fernando Pessoa. Doutoranda em Ciências da Saúde (UFCSPA). Mestre em Ciências da Saúde, ênfase em Farmacologia e Terapêutica Clínica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Formação em Prevenção e Tratamento do Uso de Álcool e Outras Drogas – Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT). Formação em Transtorno Global do Desenvolvimento e Método Teacch – Espaço Teacch Novo Horizonte.

Visite esse site!!!

A expressão do afeto a quem se ama

O afeto deve ser expresso!
É necessário que à pessoa que amamos receba o carinho que sentimos!
O cuidado que temos com ela precisa ser demonstrado para que possa ser percebido!
O desejo que temos deve ser também comunicado!

Proponho a seguinte reflexão: estamos demonstrando o nosso carinho e amor à pessoa que escolhemos dividir as nossas vidas?
Algumas vezes, os casais enfraquecem, pois um não sabe mais o que o outro sente e deseja. Mas, isso acontece por quê?

Porque descuidamos em expressar o afeto, carinho e desejo pelo outro. Porém, em outros momentos fizemos isso... Mas paramos por quê?

Porque achamos que já foi dito e repetido.
Porque pensamos que é óbvio.
Porque, ás vezes, deixamos de regar o que temos de mais precioso.
Porque a pessoa está ali ao nosso lado.

Então, vamos amar a dois ... Te amo!
Vamos comunicar as entrelinhas ... Adoro estar com você!
Vamos ser românticos... Logo, estaremos em um lugar que foi especial para nós.


Cassandra Borges Bortolon

terça-feira, 26 de abril de 2011

Triste Realidade

Estava lendo uma estatística e fiquei impressionada com a triste realidade de milhares de famílias, que passam fome no Brasil e no mundo. Gostaria de compartilhar com vocês esses dados para que possamos refletir sobre o assunto.
NO MUNDO: 70% das pessoas que passam fome no mundo são mulheres. São elas que , nos países em desenvolvimento, cultivam mais de 60% da comida produzida em menos de 1% da terra; 900 milhões de pessoas estão passando fome nesse momento; a cada 3,6 segundos uma pessoa morre de fome. Normalmente é uma criança menos de 5 anos; Nos países em desenvolvimento, metade das mulheres grávidas sofre de anemia. A falta de ferro causa por volta de 110.000 mortes durante o parto a cada ano.
NO BRASIL: Nosso país está em nono lugar com mais pessoas que passam fome no mundo; 28,8% dos brasileiros estão em situação de pobreza absoluta; 36 milhões nunca sabem quando terão a próxima refeição; 21% vivem com menos de R$ 3,50 por dia e por último, 50.000 crianças nascem todos os anos com deficiências mentais, apenas por falta de iodo na alimentação das mães.
Fonte: IPEA, UNICEF, FAO e ACTION INTERNACIONAL

E agora? O que fazemos com isso?


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Laurinha Esmeralda

A vida como ela é...

 Sorriso estampado, olhar meigo, cabelos encaracolados, andar de princesa, um pouco acima do peso, transmitia muita tranqüilidade e paz. De quem estamos falando? De você? ou eu? Nada disso cara leitora. Estamos falando de Laurinha Esmeralda... era.... como dizer?............ diferente.
Usava um óculos com haste quebrada, remendada com um esparadrapo que a própria colocou. Não que ela não tivesse um óculos novo. É que esse era de estimação e tinha até nome... “deixa eu vê”. O cabelo era lisinho, sempre com um rabo de cavalo e uma fita vermelha. Uns olhos amendoados e um olhar de sapeca que fazia todos comentar. Umas bochechas rosadas e uma boquinha perfeita, tipo de boneca. Era sempre a menor de todas as crianças, mesmo assim era metida, destemida e corajosa. Vivia reunindo a turma para passar a tarde de brincadeiras. Adorava jogar bola, bolinhas e bolões. Todas as modalidades. Futebol, vôlei, bolita,....... já ouviram falar de bolita?  Trata-se de um jogo feito com bolinhas de vidro que devem ser embocadas em três ou quatro buracos, ou caçapas. Conhecido no país como búrica, búlica, buraca, bolita, firo e outros nomes, esse tipo de jogo tem origem antiga, não se podendo determinar com exatidão em qual época apareceu. Isso era um jogo que Laura amava. Deixava os meninos indignados, pois era comum ganhar as rodadas. Saía de casa com um saquinho de pano, feita pela vó Izildinha, cheio de bolitas e com uma fome de tomar todas dos amiguinhos. Às vezes levava um saquinho fazia no bolso da bermuda só para carregar seus ganhos.
Uma vez, quando voltava para casa, o saquinho de pano abriu e as bolitas começaram a rolar pela rua. Sem pestanejar Laura corria por todos os cantos catando as bolinhas. No meio da correria algumas crianças tentavam roubar algumas e lá vinha a gordinha empurrando cada um e recuperando todas. Acreditem ou não, ela recuperou todinhas!!

domingo, 24 de abril de 2011

O Início de tudo...

De novo aquela sensação de cansaço, uma vontade de dormir, meu rosto chama a atenção das pessoas do outro lado da rua. Pareço uma panda. A panda, designação comum a duas espécies de mamíferos da ordem dos carnívoros, mas que, no entanto alimentam-se quase exclusivamente de bambus, pobre panda a beira da extinção. Cada filhote que nasce é esperado pelos chineses com uma festa nacional. Uma vez vi um documentário sobre sua gravidez e parto, fiquei com pena em ver que os filhotes não ficavam muito tempo com a mãe. São separados para que ela possa entrar no cio e iniciar o ciclo novamente. Fiquei impressionada com a tristeza dela quando os filhotes eram retirados. Começou a chorar e procurava por um longo tempo... foi de matar mesmo! Assisti esse documentário numa noite como esta, do mesmo jeito que assisto TV todas as noites, nessa mesma hora, nesse mesmo quarto, nessa mesma cama.