Saber a diferença entre tristeza normal e depressão é muito importante. O conhecimento sobre o assunto pode ajudar várias pessoas que hoje sofrem com essa doença considerada o mal do século. A depressão tornou-se um caso de saúde pública, os principais sintomas não desaparecem de um dia para o outro e se não for tratado devidamente à situação fica insuportável. Os sintomas existentes na depressão são: tristeza, ansiedade, irritabilidade, medo, insegurança, indecisão, falta de prazer, fadiga, cansaço, concentração e atenção reduzida, auto-estima e autoconfiança reduzida, idéias de culpa e inutilidade, visão desolada e pessimista do futuro, desejo de não estar vivo, de querer morrer ou de se matar, sono perturbado, apetite alterado para mais ou menos, queda do desejo e desempenho sexual, queixas físicas variadas: dores de cabeça, diarréia e falta de ar. Alguns fatores podem desencadear a depressão, como: morte de um ente querido, a demissão no emprego, violência, separação, variação dos hormônios sexuais. Vários são os fatores de risco são eles: fatores biológicos (desde diferenças na estrutura e funções cerebrais, até transmissão genética e função reprodutora); história familiar de depressão; vivências negativas na infância e adolescência principalmente; hormônios femininos: estrogênio e progesterona, flutuações normais podem causar depressão nas mulheres vulneráveis. Já na tristeza existe um motivo que justifica os sintomas e com o passar dos dias a pessoa começa a melhorar. Você pode observar que a depressão é muito complexa e deve ser levada a sério por isso se você se identificou com os sintomas da depressão procure ajuda especializada.
Bem vindas Escritoras!
Nosso maior trunfo são nossos pensamentos e emoções. Muitas pessoas conseguem externalizar isso através da escrita. Mas poucas sente-se seguras para publicar! Pensando nesse último grupo foi criado esse blog "ESCRITORAS NO ANONIMATO". Aqui, junto de mim, poderão deixar sua marca, suas emoções, seus sentimentos através da escrita. Sinta-se à vontade para contribuir com esse espaço, tendo a certeza que aqui é seu lugar!!
Escreva para escritorasnoanonimato@gmail.com
Moni Lemes
terça-feira, 25 de outubro de 2011
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Viaje tranqüilo conhecendo seus direitos e deveres
Dicas de viagem com Maria Cristina Maciel - Gerente Financeira em agência de Turismo
Costumo dizer que nas viagens aéreas nacionais sempre se pode achar alguma solução aceitável para a maioria dos problemas, ou, no máximo, sofrer alguma frustração e depois seguir viagem. Já para viagens internacionais é indispensável procurar meios de tomar conhecimento dos seus direitos e principalmente dos seus deveres, isso porque no exterior não existe “o jeitinho brasileiro”, você pode estar num país cuja língua não domina, dificultando muito qualquer possibilidade de negociação e, qualquer alteração no seu programa inicial pode trazer um grande prejuízo.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) criou um manual on-line que é excelente fonte para adquirir conhecimento ou tirar dúvidas
http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_guia_do_passageiro.pdf.
http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_guia_do_passageiro.pdf.
Por exemplo, você sabia que:
- ao adquiri uma passagem aérea você se torna parte de um contrato de transporte, esse contrato deve ser disponibilizado pela empresa no momento em que solicitado pelo passageiro, a maioria das empresas mantém esse contrato em seu site e, é nesse contrato que devem estar expressas todas as condições de prestação desse serviço;
- as passagens aéreas são pessoais e intransferíveis, ou seja, após compradas em seu nome não poderão ser transferidas para outro passageiro;
- após adquirir uma passagem aérea qualquer alteração que você precise, dia ou horário da viagem, por exemplo, só será possível se houver disponibilidade de vôo nesse novo período e poderá ter custos adicionais como taxa de reemissão e diferença de tarifa;
- caso a alteração seja feita pela empresa aérea esta deverá informar a todos os passageiros, mas lembre-se de sempre consultar seu agente de viagem ou a empresa aérea alguns dias antes de sua viagem, pois a informação da alteração pode não alcançá-lo a tempo de evitar prejuízos, melhor se prevenir;
- caso você não possa viajar no dia e horário combinado, e não tenha previsão de quando e para onde será sua próxima viagem, poderá pedir reembolso do valor da passagem mediante retenção de percentual do valor pago, ou remarcá-la mediante pagamento adicional. A passagem adquirida tem validade de um ano, o prazo para reembolso é de trinta dias a partir do pedido e todas essas situações devem estar previstas no seu contrato de transporte.
Nosso próximo encontro virtual tratará das condições para o transporte das suas bagagens.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Comprovado! Para ativar a memória faça palavras cruzadas
- Segundo neurologistas não só a falta de exercícios físicos pode prejudicar a saúde, mas a ausência de treino no cérebro também dificulta a memória. As palavras cruzadas fortalecem nossa memória, melhoram a atenção e favorecem o resgate de dados de longa duração.
De acordo com professor de neurofisiologia Avelino Leonardo da Silva, da Universidade Estadual Paulista, ao tentar se lembrar de uma palavra que preencha o número de quadrinhos, a pessoa estará exercitando sua memória facilitando seu processo.
Por isso, quando for à banca de revistas não esqueça de comprar as palavras cruzadas.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
L I M I T E - O NÃO DITO POR AMOR!
Seria muito fácil se existisse um manual que acompanhasse nossos filhos desde o nascimento até a vida adulta. Os pais poderiam sanar as dúvidas e ainda, satisfazer suas curiosidades sobre as diversas fases, muitas vezes pulando capítulos. Criar um filho não é brincadeira, é um desafio cujas bases são culturais. Os pais precisam admitir que são humanos passíveis de recursos emocionais limitados, mas podem e devem dar limites aos seus filhos para que no futuro esses possam ser adultos seguros, decididos, capazes de persistir e lidar bem com as perdas e frustrações. A grande meta está em estabelecer um estilo de convivência que permita explicar os fatos com carinho, colocando limites sem violência. Aprender a focar os problemas sem agredir a personalidade do filho e a reprimir as ações, os comportamentos indesejados e não as emoções. Sabemos que os filhos têm todo o direito de expressar a irritação, o medo e raiva, mas nem por isso podem bater, atirar ou quebrar objetos quando estão furiosos. É difícil dar limites aos filhos, mas é preciso. Não pode haver dúvidas quanto a isso.
Amar os filhos não é deixá-los fazerem tudo o que querem. Muitas vezes, por amor, os pais precisam dizer um não firme e seguro aos filhos, o que é muito mais complicado e trabalhoso do que dizer um sim. Entretanto, quando os pais o fazem com segurança, os filhos aceitam, se sente seguros e não questionam, pois sentem que os pais não mudam de opinião mesmo que eles chorem ou fiquem tristes.
Dar limites é uma demonstração de amor, de preocupação e com certeza os filhos possuem condições de sentir que é para o seu próprio bem.
Alguns pais se sentem culpados quando impõem limites aos filhos, muitos tiveram uma infância muito difícil, excessivamente reprimida e conseqüentemente não querem que o filho tenha as mesmas privações. Mas o que eles não percebem é que se não souberem dar limites ao filho com certeza sofrerá muito ao longo da vida. É exatamente isso que acontece quando os pais permitem tudo, essa criança como nunca ouviu um não, passa a acreditar que o mundo gira em torno dela, não se importando com nada e nem com ninguém. Mas a vida mostra que para uma pessoa viver em sociedade deve seguir regras com valores pré-estabelecidos na infância. Os limites são ensinados aos filhos nas situações mais simples, por exemplo, ter horário para dormir, ter horário para brincar, etc. As crianças percebem que existem regras que devem ser seguidas e com o passar dos anos isto vai sendo internalizado. Os pais ou responsáveis são os modelos para os filhos, por isso é tão importante ter a consciência do papel que devemos exercer na vida deles. Alguns pais não conseguem dar limites por pena dos filhos, mas acreditem, tudo isso é muito importante para a formação da personalidade e caráter de cada indivíduo. Decepções e frustrações fazem parte do aprendizado diário de cada indivíduo. Cabe aos pais mostrar o quanto os filhos podem tirar proveito de situações como estas. Pais que cedem sempre vêem o filho no presente, ao passo que aqueles que sabem dar sem mimar vêem o filho no tempo e no futuro. Eles lhe oferecem perspectivas, lhe mostram o valor do desejo e da espera, para melhor saborear o que é obtido.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Empreendedores Natos
Apesar de já ter lido na internet que não é possível traçar o perfil de um empreendedor, pois não teríamos como definir características abstratas como visão, coragem e persistência. Sou obrigada a discordar completamente dessa afirmação. Existem pessoas que conquistam seus espaços através de muita devoção e respeito pelas pessoas. Algumas, além dessas características, possuem um dom natural. Um dom em transformar idéias em arte, beleza e sonhos. O fundamental é que esses empreendedores acreditam na importância de fazer bem suas atividades e tem a verdadeira consciência do seu trabalho.
Uma dessas pessoas é ANGELA MIORELLI, proprietária da Bannerbag. Preocupada com o meio ambiente e o futuro do nosso planeta, iniciou um trabalho voltado à reciclagem. Buscou em gráficas sua solução, utilizou banners que foram rejeitados pelo controle de qualidade e dessa forma transformou em sacolas. Uma verdadeira obra de arte! A resposta veio imediata, nesse mês recebeu o Prêmio Responsabilidade Social através de aulas ministradas na ACADEF de Canoas/RS.
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
PEDOLIFIA, UM CRIME CONTRA NOSSOS MAIORES TESOUROS: OS FILHOS!
Até pouco tempo histórias de Pedofilia atravessavam fronteiras para chegarem até nosso conhecimento. Parecia coisa de filme que só tínhamos acesso quando prestávamos atenção nas notícias vindas de outros países. Sentíamos-nos protegidos por estarmos sabendo de algumas situações que aconteciam somente com nossos vizinhos.
Graças ao exaustivo trabalho desenvolvido pelos meios de comunicação do país, a população estarrecida tomou conhecimento de que em “nossa casa” também sofremos com esse mal: a Pedofilia.
Mas o que é Pedofilia?
Pedofilia é um distúrbio de conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente desejo compulsivo por crianças ou pré-adolescentes. Alguns pedófilos são atraídos apenas por meninas, outros por meninos e ainda existem os que se interessam pelos dois sexos. A Pedofilia é raramente identificada em mulheres.
Esse distúrbio ocorre, na maioria dos casos, em homens de personalidade tímida, que se sentem impotentes e incapazes de obter satisfação sexual com mulheres adultas. O pedófilo se sente seguro na ação sexual e no controle da situação diante da criança.
Muitos casos são de homens casados, insatisfeitos sexualmente. Geralmente, são portadores de distúrbios emocionais que dificultam um relacionamento sexual saudável com suas esposas. Mas, isto não é uma regra geral, haja vista as recentes descobertas de casos de Pedofilia envolvendo homens solteiros, inclusive padres.
O que se percebe é que esses pedófilos exercem um tipo de atividade que propicia o contato com menores. Na verdade, são vistos pela sociedade como homens de bem, aqueles acima de qualquer suspeita. A eles, inclusive, são dados o título de benfeitores. Mas, utilizam seu poder e confiança para satisfazer seus impulsos mais cruéis.
Pesquisas demonstram que a maioria absoluta das crianças molestadas sexualmente sofrem de dificuldades sexuais ou emocionais na vida adulta.
Na maioria dos casos a criança submetida a estes atos fica calada, pois teme a represália do adulto. É possível identificar vários tipos de influência nos menores. O efeito é negativo tanto para os que apenas têm contato com o material, quanto para os que são objeto de abuso. No segundo caso é que a situação se agrava, as prováveis conseqüências imediatas são a angústia - principal geradora dos outros aspectos que podem ser diagnosticados - o aumento da agressividade, comportamento dispersivo, alterações no sono, maior número de pesadelos, entre outros. Perceber esses sintomas é um trabalho difícil, pois, motivadas pela culpa ou pelo medo devido a possíveis ameaças sofridas a partir do agressor, a criança não se manifesta.
Em geral, a descoberta é feita por outro indivíduo adulto, que fica sem saber como lidar com a situação. Se você, adulto, se enquadra na posição do “descobridor”, por favor, denuncie ou se, por qualquer motivo não conseguir, procure a ajuda de um profissional para orientação. Assim, você estará ajudando a criança e ao portador do distúrbio de conduta. É importante salientar que a Pedofilia ultrapassa as barreiras sociais, econômicas e culturais. Dizer que esse mal atinge somente a classe X ou Y seria utopia. A informação é a chave para dúvidas e esclarecimentos. Diga NÃO a pedofilia!!
Assinar:
Postagens (Atom)